Infiltração Ácido Hialurônico

Infiltrações (Corticoides, Ácido hialurônico)

  • Corticoides: Não são utilizados rotineiramente em minha prática. Apenas indico a utilização quando vemos um joelho quente, ou seja, inflamado. Neste momento pode ser interessante a utilização do corticoide intra articular para diminuir a inflamação e preparar o joelho para receber um produto mais recomendado. Entretanto, hoje temos outras opções que podem ser infiltrados evitando inclusive o corticoide. O uso repetitivo de corticoide (mais 3 infiltrações ano) e os anestésicos tem se mostrado danosos a cartilagem a longo prazo e demonstram um efeito analgésico apenas a curto e médio prazo.

 

  • Ácido Hialurônico ou Viscosuplementação: Eles são utilizados para melhorar o líquido intra articular que fica em contato com a cartilagem, aumentando a lubrificação e diminuindo os impactos como amortecedor. Além disso, regula células inflamatórias de dentro do joelho, trazendo células anti inflamatórias para melhorar o meio articular. Nunca deve ser utilizada como monoterapia.
    Existem diversos pesos moleculares e tipos de ácido hialurônico, normalmente para intra articular utilizamos os de médio e alto peso molecular. Em tendões, utilizamos de baixo peso molecular. Muito frequente sua associação com outros produtos, como os ortobiológicos.

São realizados em consultórios, com anestesia local, podem ser associado ou não a utilização do ultrassom para guiar a infiltração.

 

Caso queira saber mais sobre o Ácido hialurônico assista essa excelente explicação do colega Dr Adriano Karpstein.

 

Pode ocorrer um processo inflamatório importante após a infiltração. Indicamos 2 a 3 dias de repouso de atividades, utilizando gelo no local da articulação que foi infiltrada. Sintomas que podem ocorrer após a aplicação são, inchaço, dor, temperatura quente no local, porém, estes sintomas tem que melhorar espontaneamente nos primeiros 2-3 dias. Caso persistam, deve procurar quem realizou seu procedimento.

Já sobre o tempo, depende muito do que foi realizado durante a infiltração.
Caso seja utilizado corticóides e anti inflamatórios já esperamos uma melhora entre 2-3 dias após o procedimento.
A utilização do Ácido Hialurônico, viscosuplementação, pode demorar de 30 a 60 dias para que haja todo efeito esperado.

O importante é utilizar o período para reabilitação, fortalecimento, controle do peso, controle alimentar e correções nutricionais.

Também chamo de janela de oportunidade esta infiltração, pois há melhora dos sintomas e o paciente pode reabilitar a lesão sem dores.

Confie em quem tem
a experiência necessária
nos cuidados com seu joelho.