Hoffite

O que é?

Todos nós temos uma gordura protetora na região anterior do joelho. Esta estrutura chamamos de Gordura de Hoffa. Esta estrutura, é a gordura que fica atrás do tendão patelar, logo abaixo da patela, podendo estar presente também entre a região da patela e da tróclea. É uma estrutura normal do joelho, com a função de evitar o atrito das estruturas do joelho durante o movimento de flexão.

Durante atividades que exigem flexão e extensão repetitivas do joelho, como agachamentos ou atividades onde necessitamos ficar muito com os joelhos apoiados ao solo, esta gordura de hoffa pode se inflamar e gerar a patologia chamada Hoffite. Existem também fatores que podem levar a Hoffite como o formato do joelho (joelho valgo e tróclea rasa), movimentos inadequados como fraqueza dos glúteos gerando valgo dinâmico durante o agachamento, condropatia patelar, sobrepeso e aumento repentino no nível de atividade física.

Imagem demonstrando a esquerda alinhamento correto do joelho durante agachamento e a direita valgo dinâmico, joelhos para dentro, demonstrando fraqueza glútea durante execução do movimento

Quais são os Sintomas?

Os sintomas são dores na região anterior do joelho, principalmente quando realiza o movimento de flexão do joelho. Pacientes frequentemente chegam com dor quando realizam agachamentos, descem escadas ou movimentos de sentar e levantar da cadeira. É importante realizar o exame físico, pois, os sintomas podem ser parecidos com a chamada Condromalácia (lesão da cartilagem da patela). Durante o exame físico, um teste utilizado é a palpação da região infra-patelar, tanto da região interna como externa ao lado ao tendão patelar com o joelho em flexão 30-60 graus e após isto em extensão total. Em caso de dor na região na extensão, que melhora com a palpação durante a flexão do joelho, suspeitamos da patologia de Hoffite. Isto se deve, pois, a gordura de hoffa quando realizamos a flexão se afasta da região mais próxima a pele na região anterior do joelho e dificilmente conseguimos palpar esta estrutura. Outro sinal importante, é o inchaço que acontece nesta região durante a extensão total do joelho.

 

Diagnóstico

Com a história clínica e o exame físico, são possíveis confirmar o diagnóstico. Porém, pode ser realizados exames de imagem para diagnóstico firmado da doença. Dentre os exames solicitados para observar esta estrutura estão a ultrassonografia e a ressonância magnética.

 

Tratamento Conservador (Não cirúrgico)

A Hoffite é de tratamento conservador. Raríssimos casos são necessários o tratamento cirúrgico. O tratamento não cirúrgico se baseia na identificação do fator causador da lesão e a correta reabilitação biomecânica, muscular e analgésica da região.

  • Reabilitação com Fisioterapia
    – Considero um fator indispensável no tratamento conservador. O tratamento visa fortalecimento e reequilíbrio muscular, além de correções biomecânicas dos movimentos
  • Exercícios de fortalecimento
    – É possível manter o fortalecimento muscular inclusive em membros inferiores. Utilizando estratégias de proteção e principalmente mecanismos excêntricos de fortalecimento. Importante estes movimentos estarem sendo executados de maneira correta. Adequar atividades físicas e também diárias são indicados.
  • Controle de peso
    – Quando necessário, diminui a sobrecarga na região do tendão patelar.
  • Medicamentos via oral
    – Existem medicações que podem ajudar no controle de sintomas agudos e favorecem um fortalecimento mais adequado, além de reduzir o quadro de dor na região. A crioterapia, gelo no local, pode auxiliar também na recuperação da lesão.
  • Terapia por ondas de choque
    – Artigos científicos tem demonstrado uma melhora significativa dos sintomas após 4-5 sessões com intervalos semanais, principalmente nas terapias de onda de choque focal. Importante aliado na associação com outras terapias.

 

  • Infiltrações e abordagens percutâneas
    É um tratamento de exceção na Hoffite, deve ser utilizado apenas quando as outras medidas não surgirem efeito. Dentre as infiltrações, é realizado aplicação de anti-inflamatórios ou corticoides na região interna da gordura de hoffa visando a desinflamação local.

 

Tratamento Cirúrgico

O tratamento cirúrgico é de exceção, na grande maioria dos casos não tem necessidade. Casos com diversas recidivas mesmo após correções biomecânicas e posturais, onde a dor é limitante para atividades físicas ou diárias pode ser indicado o tratamento cirúrgico. É realizado por via artroscópica (vídeo) onde é realizado a remoção da gordura de hoffa através de uma lâmina de shaver.

Confie em quem tem
a experiência necessária
nos cuidados com seu joelho.