Canelite

O que é canelite?

Chamada de síndrome de estresse do medial tibial, a canelite é uma condição que faz com que o paciente sinta dor em sua canela, na parte da frente do osso tíbia, normalmente após iniciar uma atividade física. A “canelite”, corresponde a um processo inflamatório do osso da canela (tíbia) ou dos tendões e músculos que estão inseridos na tíbia. Geralmente, a dor da canelite é causada por estresse repetitivo na tíbia, como corrida, saltos ou atividades físicas que envolvem movimentos repetitivos, microtraumas de repetição.

Existem dois tipos de canelite que são diferenciadas quanto ao seu local de dor. Na canelite anteromedial a dor fica localizada na parte superior da tíbia, na parte de dentro da perna ou na frente da canela. Já na canelite posterolateral, a dor se encontra na parte baixa da canela, no lado de fora da perna ou na parte de trás do osso.

Quais são os sintomas de canelite?

Entre os sintomas de canelite, podemos destacar:

  • dor intensa na canela, na parte da frente da canela, localizada abaixo do joelho;
  • inchaço nas pernas;
  • perna sensível ao toque;
  • fraqueza nos pés;
  • dor ao se movimentar e após fazer exercícios físicos.

Quais os principais fatores de risco que levam a Canelite?

Os principais grupos de risco, ou seja, os indivíduos que possuem maior probabilidade de desenvolverem a síndrome são:

  • Atletas, principalmente os de esporte de impacto (corrida ou esportes com salto por exemplo) ou de paradas bruscas (tênis)
  • Recrutas militares
  • Dançarinos
  • Pessoas com a pisada pronada (pé plano)
  • Mulheres (principalmente após a menopausa).

Como tratar Canelite?

O tratamento da canelite é geralmente conservador, sem cirurgia, e inclui uma combinação de medidas para reduzir a dor e a inflamação, além de corrigir fatores que possam ter contribuído para o desenvolvimento da lesão.

  1. Aplicação de gelo: a aplicação de gelo na região afetada pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação, principalmente após as atividades.
  2. Fisioterapia: a fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos da perna, corrigir problemas de alinhamento e melhorar a flexibilidade.
  3. Uso de palmilhas ortopédicas: o uso de palmilhas ortopédicas pode ajudar a corrigir problemas de alinhamento, reduzindo a pressão sobre a tíbia.
  4. Mudanças na atividade física: em alguns casos, é necessário alterar o tipo de atividade física ou reduzir a intensidade para permitir a recuperação completa.

O tratamento da canelite é geralmente individualizado e depende da gravidade da lesão e das necessidades específicas do paciente. É importante que o tratamento seja iniciado precocemente para evitar complicações e garantir uma recuperação rápida e completa.

Como posso evitar a canelite?

Como falamos anteriormente, a melhor maneira de evitar é corrigir os desequilíbrios musculares e mecânicos, sempre fazer aquecimentos antes de praticar exercícios, usar calçados adequados ao esporte e realizar a atividade corretamente.

Confie em quem tem
a experiência necessária
nos cuidados com seu joelho.