Meniscectomia (Retirada de Menisco)

Técnica cirúrgica: Meniscectomia

Meniscectomia é a retirada de uma parte do menisco ou dele por completo. Uma coisa que sempre digo aos meus pacientes, sempre que possível, #SalveSeuMenisco. Sua retirada está diretamente ligada a lesão na cartilagem no futuro, principalmente quando a quantidade retirada é maior de 40% de sua área. Algumas lesões são necessárias a remoção meniscal (meniscectomia), muitas vezes, isso acontece pela demora em buscar ajuda o que faz com que a lesão meniscal se torne complexa incapacitando a sutura.

Hoje vamos falar de uma técnica muito utilizada, a meniscectomia. Sempre que possível, tento preservar o menisco através de sutura, porém, algumas vezes isto não é possível e realizamos a retirada da porção lesada. Mesmo quando isto ocorre, devemos tentar retirar o mínimo possível de menisco.

Através da videoartroscopia ou como muitos chamam, cirurgia por vídeo, “laser”. São duas incisões de aproximadamente 1cm cada uma e através dos orifícios colocamos o dispositivo da câmera e na outra incisão o que usaremos para o tratamento da lesão.

Após realizada a incisão iremos decidir entre a retirada de parte do menisco (meniscectomia parcial) ou retirada de todo ele (meniscectomia total) ou o procedimento de sutura meniscal (costura do menisco)

  • Meniscectomia

 

Agora repare através de imagens neste caso uma lesão em Flap do menisco e onde realizei a meniscectomia parcial, retirando pequena parte meniscal e preservando todo restante do menisco. Uma meniscectomia pequena não instabiliza o menisco e não faz com que haja muita sobrecarga na região condral. Repare também, que na região que havia a lesão meniscal em flap, a cartilagem abaixo já estava sofrendo danos pela lesão, irregularidade no local.

Confie em quem tem
a experiência necessária
nos cuidados com seu joelho.